Carregando... Aguarde...

Newsletter


Chá-mate: a bebida que reduz o colesterol

Postada em 8th Apr 2014 @ 11:07 PM

Chá-mate: a bebida que reduz o colesterol

O alimento também combate o diabetes e ajuda a emagrecer


O chá-mate ajuda a diminuir o colesterol

O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. Esta erva tem sido preparada como bebida desde a época pré-colombiana no Paraguai, Argentina e Brasil. No século XVI, os espanhóis provaram a adoraram o alimento. 

Outras espécies de ervas também são comercializadas como se fossem a erva mate, são elas: Ilex argentina, Ilex dumosa, Ilex brevicuspis, Ilex taubertiana, Ilex theezans, Ilex pseudobuxus entre outras. 

 
 

Além da versão em chá, a erva mate também pode ser consumida de outras formas.        

  • Chimarrão: elaborado por meio da infusão de folhas e ramos, possui um gosto amargo e costuma ser consumido no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
  • Tererê: feito com água fria na cuia e consumido principalmente na região centro-oeste do Brasil e no Paraguai
  • Mate cozido: preparado com folhas secas e moídas da erva-mate em saquinhos ou saches e costuma ser consumido na Argentina ou no Paraguai.

Entre os nutrientes da erva-mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas. 

As metilxatinas aumentam o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono e estimulam a queima de gordura. Já os compostos fenólicos tem uma ação antioxidante e ajudam a combater o diabetes. Enquanto as saponinas são substâncias com efeito anti-inflamatório que auxiliam na redução do colesterol.